O primeiro Plano Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) estará pronto no final de novembro, segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e será apresentado na Conferência do Clima da ONU, que será realizada na Polônia em dezembro.
“Ainda não será o ideal. O ideal será a revisão do plano no ano que vem, pois já teremos um inventário das emissões [de gás carbônico] atualizadas. Estamos trabalhando com um inventário muito antigo, de quinze anos atrás. Esse será um instrumento constante de defesa das nossas matas e pulmões”, disse Minc hoje (17) durante a abertura da Semana Nacional da Mata Atlântica, realizada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A primeira versão do Plano foi submetida a audiências públicas durante todo o mês de outubro, inclusive pela internet. O Grupo Executivo do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, formado por representantes de 16 ministérios e integrantes do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, está avaliando e incorporando as sugestões recebidas que deverão contribuir para a elaboração do documento.
O Plano Nacional reúne ações que serão colocadas em prática em todo o país para combater as mudanças globais do clima e preparar o Brasil para as conseqüências dessas alterações.
Entre os objetivos do plano estão previstos: o crescimento de 11% ao ano na participação do etanol na matriz energética brasileira, o aumento de 20% na co-geração de energia (aproveitamento do vapor das fábricas para geração de energia elétrica) e que em 2015 o país esteja plantando mais árvores do que cortando.
(
Agência Brasil, 18/11/2008)