Nos dia 25 e 26 de novembro, a comissão executiva do Fórum se reúne para fazer um balanço do 1º ano da entidade, debater as questões mais relevantes para a Amazônia e pensar nas ações para o próximo ano de trabalho
Há um ano, era criado, por meio do Instituto Ethos e outras 40 organizações, o Fórum Amazônia Sustentável, cujo objetivo era criar um espaço que proporcionasse o diálogo entre empresas, sociedade civil e governos para que, juntos, encontrassem meios de tornar sustentável o desenvolvimento da região amazônica.
Lançada oficialmente em abril deste ano, ao final da III Feira Brasil Certificado (leia reportagem Fórum fala sobre os desafios da região), a entidade está estruturada em oito grupos de trabalhos que se reúnem virtualmente para discutir os seguintes temas:
1. Mobilização da sociedade para o controle social do mercado e das políticas públicas;
2. Fortalecimento do mercado de produtos e serviços sustentáveis;
3. Construção de compromissos de boas práticas produtivas;
4. Valorização do conhecimento tradicional e reconhecimento e garantia dos direitos de povos indígenas, comunidades quilombolas e populações tradicionais;
5. Estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico para a sustentabilidade;
6. Demanda de ações do Estado para ordenamento, regulação, fiscalização, monitoramento e proteção de direitos;
7. Proposição de Políticas Públicas de fomento e apoio ao desenvolvimento sustentável e
8. Fomento ao diálogo entre as organizações e redes dos países amazônicos.
A comissão executiva aproveita a ocasião de um ano da criação do Fórum para realizar uma II Plenária – nos dias 25 e 26 de novembro, em Manaus –, fazer um balanço da produção dos grupos até agora e discutir as próximas ações a serem realizadas neste segundo ano.
Durante o evento, também serão abordadas questões relacionadas ao desenvolvimento da Amazônia, como o problema do desmatamento, a utilização da tecnologia para a sustentabilidade e a importância da floresta para o controle das mudanças climáticas e a preservação da biodiversidade.
A plenária será organizada em seminários com especialistas e dinâmicas motivacionais. Também serão apresentados os pactos setoriais realizados durante o Seminário Conexões Sustentáveis (leia reportagem Evento diz quem tem responsabilidade sobre a floresta).
II Plenária do Fórum Amazônia Sustentável
25 e 26 de novembro
Manaus (AM)
Mais informações: (91) 3182-4000
(Por Thays Prado, Planeta Sustentável, 17/11/2008)