Foi lamentável assistir ao trágico destino da nossa Orla do Guaíba, que por 20 votos a favor e 14 contra, passou pelo Legislativo Municipal, a "CASA DO POVO" a possibilidade de construir prédios residenciais na faixa de orla.
Durante a votação, chamou a atenção o total despreparo de nossos vereadores na argumentação favorável à transformação da área da orla em bairro privado. Nossos "edis" não responderam aos questionamentos dos representantes dos movimentos ecológico, social e estudantil. Faltou habilidade e argumentos convincentes dos vereadores privativistas da orla para alterar Plano Diretor de uma área tão valiosa e estratégica para a cidade.
Os vereadores favoráveis, então resolveram insultar os que acompanhavam na plenária com gestos, gritos, caretas, vocabulários impróprios o que consideramos ser indigno para quem foi eleito pelo povo porto-alegrenses. Não pagamos impostos para ver um circo de horrores na Câmara de Vereadores. Uma votação importante para a cidade foi regada por pequenas hipóteses de um pseudo projeto de "revitalização"!
Surpreende também o fato de apresentarmos o acumulado de 5.300 assinaturas em nosso abaixo-assinado eletrônico e, esse montante de opiniões da população não ser considerado pelos vereadores.
Também não entendemos como ocorreram duas abstenções e o fato de vários vereadores não usarem seu direito de falar na Tribuna para defender a Orla Pública do Guaíba.
Acreditamos que uma cidade não dá as costas para sua ORLA, nem permite que um pequeno grupo privado compre um terreno a baixo custo e, após, altere a lei vigente para construir espigões numa região estratégica e bela da nossa cidade.
Perdemos uma "batalha", mas saímos de cabeça erguida, pois o que defendemos é totalmente legítimo: o cumprimento da Lei 470/2002 - Plano de Desenvolvimento Urbano e Ambiental - PDDUA, que garante o uso da área para cultura, lazer e turismo.
Causou-nos enorme espanto, também, foi a felicidade dos vinte (20 ) vereadores se abraçando e abraçando os empreendedores do referido projeto ( vide fotos) no final da sessão.
A Orla do Guaíba é um espaço que faz parte da identidade paisagística, de lazer e de cultura de Porto Alegre. Não pode ser transformada em bairro privado. Por este motivo nossos próximos passos serão o de procurar os poderes Executivos e o Judiciário.
Veja abaixo como votaram os vereadores
Favoráveis: Alceu Brasinha (PTB)Almerindo Filho (PTB)Bernardino Vendruscolo (PMDB)Dr. Goulart (PTB)Elias Vidal (PPS)Ervino Besson (PDT)Haroldo de Souza (PMDB)João Carlos Nedel (PP)João Antônio Dib (PP)João Bosco Vaz (PDT)José Ismael Heinen (DEM)Luiz Braz (PSDB)Maria Luiza (PTB)Maristela Meneghetti (DEM)Maurício Dziedricki (PTB)Mauro Zacher (PDT)Nereu D´Avila (PDT)Nilo Santos (PTB)Sebastião Melo (PMDB)Valdir Caetano (PR)
Contrários: Adeli Sell (PT)Aldacir Oliboni (PT)Beto Moesch (PP)Carlos Todeschini (PT)Cláudio Sebenelo (PSDB)Dr. Raul (PMDB)Guilherme Barbosa (PT)José Valdir (PT)Marcelo Danéris (PT)Margarete Moraes (PT)Maria Celeste (PT)Mauro Pinheiro (PT)Neuza Canabarro (PDT) Professor Garcia (PMDB)
Abstenções: Elói Guimarães (PTB) Maristela Maffei (PCdoB)
(Ecoagência, 17/11/2008)
Extraído do site da Agapan