Na tarde desta segunda-feira (17/11), o Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates (Gead) que trata do tema do Desenvolvimento Harmônico e Sustentável da Assembléia Legislativa gaúcha debateu a consolidação de um anteprojeto de lei que institua uma Política Estadual de Desenvolvimento Harmônico e Sustentável. O texto será apresentado durante a Assembléia Estadual de Convergência sobre o tema-eixo, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro, em Porto Alegre. Ainda durante a reunião, os presentes discutiram a finalização do relatório do Gead, que será apresentado também na ocasião.
De acordo com o coordenador do Gead, promotor de Justiça Rodrigo Schöeller de Moraes, o Rio Grande do Sul, através do Programa Sociedade Convergente, será pioneiro quanto a uma legislação que trabalhe com o tema do desenvolvimento harmônico. "Na verdade, em todo o mundo, não há uma lei que aborde, de forma harmônica, todos os conceitos de desenvolvimento nos contextos econômico, ambiental e social", explica Schöeller de Moraes. Segundo ele, o tema é destaque na atualidade. "O próprio Fórum Mundial Urbano, realizado na China, em Nanjing, tinha como tema a urbanização harmônica", disse.
Participaram da reunião, entre outros, os representantes Fundação Estadual de Economia, Helios Puig Gonzales e Salvatore Santagada; o representante do Senge/RS, Jayme Lapolli, a economista da Ocergs, Adriana Yamasaki; e o representante do Conselho Estadual de Cidades, Delmar Sittoni.
(Por Vanessa Canciam, Agência de Notícias AL-RS, 17/11/2008)