Na manhã desta segunda-feira (17/11) foi aprovada por unanimidade, pela Mesa Diretora e lideranças de bancadas da Câmara Municipal de Porto Alegre, notificação que será apresentada a vereadores sobre insinuações levadas à público em entrevistas à emissora de rádio da Capital. Os notificados terão 24 horas para declinarem nomes e detalhes sobre as declarações feitas.
Nessas entrevistas, teria sido dito que vereadores teriam sido pagos para votar favoravelmente ao Projeto Pontal do Estaleiro, em sessão realizada na quarta-feira (12/11). Caso sejam confirmadas as insinuações, será aberto um processo pela Comissão de Ética para apurar os fatos.
Ainda na reunião dessa manhã, o advogado Marco Antonio Birnfeld foi contratado pelos vereadores que votaram favoravelmente ao projeto para que os represente contra os vereadores que levantaram suspeitas no processo de votação.
O presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), disse que o Legislativo quer que tudo seja apurado. "Um episódio isolado não pode deixar toda Câmara sob suspeita", afirmou. Acrescentou que tão grave quanto a impunidade é o denuncismo: "A verdade será apurada, doa a quem doer".
(Por Vítor Bley de Moraes, Ascom CMPA, 17/11/2008)