Pelo menos quatro pessoas morreram nesta segunda-feira após um terremoto de 7,5 graus na ilha indonésia de Sulawesi (Celebes, nordeste do país), que destruiu centenas de casas. O terremoto aconteceu no início da madrugada e levou as autoridades de Jacarta a emitir um alerta de tsunami, que foi suspenso algumas horas depois.
O epicentro foi localizado a 136 quilômetros de Gorontalo, Sulawesi, a uma profundidade de 21 quilômetros, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registrou ainda duas fortes réplicas. Três pessoas faleceram e 20 ficaram feridas no distrito de Buol, norte da ilha, no desabamento de pedaços de parede ou de tetos de residência quando tentavam fugir depois do tremor, segundo as autoridades.
Um homem de 56 anos morreu em um vilarejo próximo de Gorontalo, onde 23 pessoas ficaram feridas e vários edifícios desabaram. Mais de 700 casas foram destruídas no distrito de Buol, a 600 km de Palu, a capital da província. Em Gorontalo, milhares de pessoas fugiram de casa ou dos hotéis pelo temor de um maremoto ou tsunami.
(AFP, Ultimo Segundo, 17/11/2008)