Um ninho de caturritas desapareceu na manhã de sábado, após a derrubada de uma árvore em Porto Alegre.
Atração nas proximidades entre o Parque Marinha Sirotsky Sobrinho e o Anfiteatro Pôr-do-Sol, o ninho ficava em uma das palmeiras localizadas na entrada do local de espetáculos.
Segundo o advogado Leudo Costa, que costuma caminhar freqüentemente no parque, a árvore foi encontrada caída, ontem de manhã, e o ninho não estava mais no local, onde apenas uma das aves foi encontrada morta.
– Ontem, contei 13 filhotes no ninho, mais umas três ou quatro aves adultas. Hoje, encontramos a árvore derrubada, e o ninho tinha desaparecido. A princípio, pensamos que o vento tivesse feito o estrago, mas vimos marcas de serrote próximo à raiz – conta.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) esteve no local, ao meio-dia, para fiscalizar a árvore derrubada. A palmeira imperial teria sido cortada para a captura do ninho de caturritas, segundo o coordenador de Operações Especiais da Smam, Sérgio Roberto Brum.
De acordo com ele, além de registrar o ataque na 2ª Delegacia da Polícia Civil da Capital, o órgão estudará medidas para evitar novos ataques.
– Estamos estudando a colocação de uma placa para orientar e sensibilizar as pessoas. Também vamos contar com a colaboração do Batalhão Ambiental da BM para as investigações e com a Guarda Municipal para o monitoramento na área na madrugada – afirmou Brum.
(ZH, 17/11/2008)