Inventário terá participação de representantes do Governo Federal e de secretarias de meio ambiente dos Estados
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb realizou, em13/1,na cidade de São Paulo, a primeira reunião da Rede Nacional de Inventário de Gases de Efeito Estufa do Setor de Resíduos e Efluentes, com a participação de representantes do Governo Federal e de secretarias estaduais de meio ambiente.
O encontro foi coordenado pelo engenheiro João Wagner Silva, gerente da Divisão de Questões Globais da CETESB, com a participação de Newton Paciornik, coordenador geral de Mudanças Globais de Clima da Secretaria de Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e Sônia Manso, consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.
A rede, cuja coordenação coube á Cetesb, em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem a finalidade de coletar dados para a elaboração do Relatório de Referência para compor o inventário nacional de emissões de gases de efeito estufa. As informações a serem levantadas referem-se à população, taxa de geração de resíduos sólidos e efluentes domésticos e industriais, composição desses materiais, informações sobre o gerenciamento, destinação, operação dos sistemas de tratamento, taxa de recuperação de biogás e outras.
No setor de tratamento de resíduos e de efluentes, objeto da reunião realizada pela Cetesb, cabe estimar principalmente as emissões de metano, gás carbônico e dióxido de nitrogênio, no período de 1990 a 2005.
A realização do inventário constitui um compromisso assumido pelo país, como signatário da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O primeiro inventário, relativo ao período 1990-94, foi apresentado em 2004, como parte da Comunicação Nacional do Brasil à Convenção do Clima.
O governo já iniciou o processo de elaboração da Segunda Comunicação Nacional, que constitui um esforço multidisciplinar envolvendo instituições e especialistas de todas as regiões do país. Trata-se de um estudo abrangente, pois são abordadas as emissões dos principais gases de efeito estufa, como o metano, óxidos de nitrogênio, óxidos de carbono e outros, provenientes dos setores energético, industrial, agropecuário, uso da terra e florestas, alem do tratamento de resíduos.
Complementando a primeira reunião, a Cetesb realiza nesta sexta-feira, 14/11, às 10 horas, a 1ª Oficina da Rede Nacional de Inventário de Gases de Efeito Estufa do Setor de Resíduos e Efluente, no Auditório do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto dos Pinheiros.
(Por Newton Miura, Ascom Cetesb, 14/11/2008)