Entre as 11 e às 14h deste dia 15 de novembro será distribuído na Praça de Armas da cidade de Ancud, material informativo sobre a campanha "Sem Medo Contra a Corrente", impulsionada pela OXFAM no Chile e a Fundação TERRAM, que busca informar a opinião pública sobre as más práticas trabalhistas e ambientais da indústria do salmão.
O propósito desta iniciativa é fazer com que chegue a mensagem a toda a comunidade para que se interiorize respeito às precárias condições de trabalho e emprego das pessoas que trabalham na indústria e do impacto ambiental gerado pela salmonicultura. Um setor onde os salários abundantes são injustos e não se respeitam os direitos de seus trabalhadores (as).
Nesta ocasião a atividade contará com o apoio do Movimento Ecologista de Ancud, ECO ANCUD, e de voluntários do Observatório Trabalhista e Ambiental do Chiloé, OLACH que, em conjunto, vão divulgar aos habitantes da entrada norte do Arquipélago que o êxito econômico da salmonicultura não se traduz com a mesma expressão no âmbito social e ambiental.
A salmonicultura tem se transformado na principal atividade econômica da Região de Los Lagos, e o salmão no terceiro produto mais importante da cesta exportadora nacional, superado apenas pelos envios de cobre e molibdênio. Contudo, essa realidade hoje em dia se vê ofuscada pela atual crise que afeta a indústria salmonera local, setor que tem sofrido estragos pela aparição do vírus ISA.
Os mais de quatro mil trabalhadores que tem sido despedidos são o fiel reflexo de que algo anda mal na industria dos "ovos de ouro", todo ele devido a problemática sanitária que desde o ano passado afeta as salmoneras.
Assim, o propósito desta campanha comunicacional - que começou em janeiro deste ano - é promover melhores estandartes trabalhistas e ambientais na salmonicultura chilena, e sensibilizar a opinião pública sobre o lado menos amável desta exitosa indústria.
Dentro das próximas semanas se espera poder multiplicar este tipo de atividades em outras comunidades da Ilha Grande, já que um dos objetivos desta iniciativa comunicacional é chegar com a mensagem a todas as comunidades de habitantes insulares.
(Adital, 14/11/2008)