Com o objetivo de melhorar o fluxo e evitar o transbordo das águas, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) iniciou semana passada o desassoreamento de dois arroios: Capivara, na zona Sul, e Dilúvio, junto ao Guaíba. Os dois serviços deverão durar cerca de 30 dias, conforme as condições climáticas. Nas ações são retirados areia e lixo (como móveis usados, pneus e plásticos) jogados ou levados com a chuva.
No início da operação no Capivara, perto do calçadão de Ipanema, a maior parte do material retirado era areia. Mesmo com a placa informando que é proibido jogar lixo, havia materiais como tapetes, plásticos e roupas. A limpeza do arroio beneficiará 36 mil moradores de três bairros: Ipanema, Cavalhada e Pedra Redonda. Deverão ser retiradas 1,8 mil toneladas de lixo e sedimentos.
No arroio Dilúvio, onde a limpeza é constante, a intenção é acabar com o acúmulo de lixo. A expectativa é de que 31,5 mil toneladas de material saiam das águas. 'Há quase dois anos fazemos essa operação no Dilúvio; entretanto, é muito lixo depositado, tornando o trabalho mais demorado', disse o diretor da Divisão de Conservação do DEP, Francisco Pinto. O próximo arroio a passar pelo desassoreamento é o do Salso, na Juca Batista, na zona Sul.
(CP, 17/11/2008)