Na tarde de sexta-feira (14/11), o Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates (Gead) que trata do tema do Desenvolvimento Harmônico e Sustentável, da Assembléia Legislativa gaúcha (AL-RS), discutiu a consolidação de uma metodologia aplicada à confecção dos Planos Estratégicos Regionais de Desenvolvimento, coordenado pelos 28 Coredes. A apresentação sobre o assunto foi realizada pelo representante dos Coredes, Sérgio Alebrandt.
"Trabalhamos, desde 2007, com o tema e colocamos como meta que os 28 Coredes deverão ter seu Plano de Desenvolvimento até meados de 2009", disse Alebrandt. Conforme ele, atualmente, discute-se nos Coredes se os Planos Estratégicos devem trabalhar com metodologias próprias ou se necessitam de uma proposta minimamente comum. "Precisamos ter muito cuidado com o processo, porque ele é fundamental. Só com a participação da sociedade na dinâmica, porduziremos resultados efetivos", disse.
De acordo com o relator do Gead, Delmar Sittoni, que representa o Conselho Estadual de Cidades, o grupo segue com o trabalho de um anteprojeto de lei que institua uma Política Estadual de Desenvolvimento Harmônico e Sustentável. "Iremos apresentar uma proposta na Assembléia Estadual, onde propiciaremos uma discussão sobre o texto, para se chegar a um Projeto de Lei sobre o tema", disse. A Assembléia Estadual de Convergência sobre o tema-eixo do Desenvolvimento Harmônico e Sustentável será realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, em Porto Alegre.
Participaram da reunião os representantes Fundação Estadual de Economia, Helios Puig Gonzales e Salvatore Santagada; o professor da UCS, representando os Coredes, José Antônio Adamoli; a representante da Agenda 2020, Manuela Lopes; o representante do Senge/RS, Jayme Lapolli, o promotor de Justiça Rodrigo Schöeller de Moraes; entre outros.
(Por Vanessa Canciam, Agência de Notícias AL-RS, 14/11/2008)