Um encontro envolvendo ministros do Meio Ambiente do Mercosul, realizado nesta sexta-feira (14/11) no Rio, elegeu o combate à desertificação e a integração de política para gestão de resíduos sólidos especiais como pneus, pilhas e baterias como temas prioritários.
As decisões desse encontro deverão ser referendas na reunião do Conselho do Mercosul, que será realizada no mês que vem na Bahia.
"Além do Brasil, Argentina e Paraguai têm problemas de desertificação e em relação ao clima. Hoje em dia, nós podemos trabalhar juntos para reduzir emissões, fazer uma integração de ações", afirmou o ministro brasileiro, Carlos Minc.
A pasta brasileira teve sua proposta de usar o ambiente como fator de desenvolvimento econômico, e não como entrave ao desenvolvimento, aprovada pelo grupo de ministros sul-americanos.
"Nosso esforço é mostrar para os ministros da área econômica, fazendária, que o ambiente ajuda. Ele pode captar e melhorar a indústria limpa e não ser tratado como um obstáculo", disse Minc.
(Folha online, 14/11/2008)