O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) pediu nesta quinta-feira (13/11) aos líderes do G-20 uma adesão ao "new deal ecológico mundial" durante a reunião de cúpula centrada no sistema financeiro internacional do próximo sábado (15), em Washington.
"No contexto da crise financeira, é preciso pensar com rapidez. Pedimos que na reunião do G20 se integre um 'new deal' ecológico mundial", declarou à imprensa em Pequim Achim Steiner, secretário-geral adjunto da ONU e diretor executivo do Pnuma.
Há alguns meses, o Pnuma lançou esta iniciativa econômica, que para as Nações Unidas representa "uma oportunidade histórica para relançar a economia e o emprego" investindo no meio ambiente. O nome "new deal" é uma referência ao grande plano aplicado nos Estados Unidos durante a presidência de Franklin D. Roosevelt para ajudar o país a se recuperar da grande crise econômica dos anos 30.
Steiner não nega a necessidade de liberar bilhões de dólares para resgatar a economia da profunda crise, mas disse considerar "incrível que o mundo não tenha sido capaz de mobilizar alguns bilhões para tratar dos problemas do aquecimento global. "Talvez compreendam porque pedimos um modelo muito diferente para resolver estas questões", completou.
(Yahoo!, AmbienteBrasil, 14/11/2008)