O presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB), participou, na tarde desta quinta-feira (13/11), no auditório da Emater, em Porto Alegre, da transmissão do cargo da Diretoria Técnica da Emater/RS e Superintendência Técnica da Ascar para a geógrafa Águida Mezzomo, em substituição ao engenheiro agrônomo Paulo Edgar da Silva.
Alceu Moreira falou da importância da Instituição na vida dos gaúchos e ressaltou o ato lembrando que Águida é a primeira mulher a ocupar o cargo na Instituição. “Quem foi prefeito como eu, sabe da importância no dia-a-dia das pessoas e da comunidade, do trabalho realizado pelos técnicos da Emater. Sabe o que é fazer extensão rural, principalmente na pequena propriedade rural porque lá tem que fazer a sobrevivência da família e precisa a alternativa técnica para fazer produtos. Se desenhássemos o Rio Grande do Sul e suas propriedades rurais antes da Emater, veríamos, hoje, como evoluímos”.
O presidente disse ainda que muitas famílias aprenderam a fazer produtos caseiros, coloniais para aumentar a renda. “A Emater ajudou na melhoria da qualidade genética de rebanhos inteiros, mudança de matriz cultural, além das alternativas de plantios tradicionais. Poderia fazer ainda muito mais, caso governos anteriores tivessem incentivado a pesquisa. Precisamos fazer políticas integradas e aplicar muitos recursos na pesquisas porque este é o melhor investimento que podemos fazer para o futuro de nossas produções”, observou Alceu Moreira.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Ascar e secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado, representando a governadora Yeda Crusius; dos secretários da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, e da Segurança Pública, general Edson Goulart; do deputado estadual Luciano Azevedo (PPS); da presidente da Fepam, Ana Pelini; do ex-presidente e atual diretor financeiro da Ceee, Caio Rocha; do reitor da Uergs, Carlos Calegaro; do presidente do Banrisul Armazéns Gerais, Vicente Bogo; entre outras autoridades e representantes de instituições estaduais e federais.
(Por Mauro Moraes, Agência de Notícias AL-RS, 13/11/2008)