A 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Frederico Westphalen, confirmou a ocorrência do vírus da febre amarela silvestre num bugio encontrado agonizando na localidade de Alto Caçador, município de Tiradentes do Sul, na região Celeiro do Rio Grande do Sul. A coleta de sangue foi feita no dia 16 do mês passado. O material foi enviado para o Instituto Evandro Chagas, de Belém, referência nacional em febre amarela. Os exames confirmaram a presença do vírus.
Segundo o médico veterinário, Mauro Dornelles, do setor de Vigilância Ambiental da 19ª CRS, a partir do recebimento do laudo com resultado positivo foi realizado um trabalho de investigação na região e intensificada a vacinação da população ainda não imunizada nos municípios de Tiradentes do Sul, Esperança do Sul, Derrubadas, Barra do Guarita, Pinheirinho do Vale, Caiçara, Vicente Dutra, Iraí, Alpestre, Três Passos, Tenente Portela, Vista Gaúcha, Palmitinho, Vista Alegre, Frederico Westphalen, Ametista do Sul e Planalto. A vacina protege contra a doença durante dez anos.
Em Tiradentes do Sul também foi constatada a presença de espécies de mosquitos que transmitem a doença do macaco para o homem. Mauro Dornelles orienta os moradores das regiões Celeiro e Médio Uruguai para que comuniquem à 19ª CRS casos de primatas encontrados mortos. Ele explica que a febre amarela é uma arbovirose causadora de morbidade e alta letalidade em regiões tropicais da África e das Américas. Os bugios estão entre os principais hospedeiros do vírus.
(CP, 14/11/2008)