Com a Rede Parceria Social do Governo do Estado, instituição mantida pela Vonpar lança em novembro novo concurso de projetos para 2009. Processo de seleção deve ser mais flexível no enquadramento dos projetos, aumentando as chances de um número maior de classificados.
A Fundação Vonpar, criada e mantida pela Vonpar, abre, no próximo dia 17 de novembro, inscrições para o Concurso de Projetos de Reciclagem - edição 2009. O concurso abrange o Rio Grande do Sul e é mais um integrante da Rede Parceria Social, articulada pela Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social do Governo do Estado, com aprovação do Conselho Estadual de Assistência Social. Repetindo a dinâmica do ano anterior, será aberto edital para seleção de projetos que apontem para a inclusão produtiva de populações em situação de alta vulnerabilidade social no estado. Para essa nova fase, o aporte inicial estimado será de R$ 720 mil, distribuídos entre ações de cooperação técnica – capacitação, monitoramento e avaliação - e financiamento dos projetos selecionados.
A edição 2009 do concurso trará algumas novidades. Além do apoio técnico e financeiro por um ano, haverá uma maior flexibilidade no processo seletivo, reduzindo o caráter competitivo e dando mais ênfase ao perfil de inclusão produtiva da instituição candidata. Em decorrência, o espírito do Concurso visa ajudar as entidades pré-qualificadas a melhor formatar e desenvolver seu projeto final, passível de cooperação financeira. Isto representará também aumento no número de projetos apoiados. Praticamente todas as entidades escolhidas na etapa de 2008 estão preparadas para a continuidade do fortalecimento e participarão novamente para receber apoio em 2009 da Fundação Vonpar.
Para Léo Voigt, diretor executivo da instituição, essa segunda rodada do Concurso representa a possibilidade de continuidade e aperfeiçoamento do programa, iniciado em setembro de 2007. “Depois de um ano de experiência, percebemos que alguns dos projetos tinham um nível de organização pouco estruturado, o que lhes causava problemas para identificar suas próprias demandas e prioridades, além da baixa capacidade de algumas ótimas entidades na utilização dos recursos disponibilizados com celeridade e exigência de qualidade”, diz Voigt, explicando a mudança nos critérios de análise dos projetos. “Isso nos motivou a usar, para esse novo concurso, uma metodologia de avaliação mais inclusiva, pré-qualificando as entidades de reciclagem e estabelecendo com elas um diálogo para formatação final do projeto”, completa.
A Vonpar disponibiliza todas as informações necessárias para a inscrição no site: www.vonpar.com.br ou pelos telefones: (51) 3349-8617 e 3349-8072. Na página, os interessados (ONG’s, grupos de catadores ou artesões, cooperativas de reciclagem, entidades assistenciais, entre outras) poderão fazer download dos arquivos pertinentes ao concurso, como o roteiro explicativo e modelo de projeto, além do formulário para inscrição. Interessados em participar devem imprimir o formulário contido no site, preenchê-lo e encaminhá-lo via correio à sede do Instituto Vonpar até 18 de dezembro de 2008 para o endereço: Av. Assis Brasil, 11.200, Sarandi – CEP 91140-000, Porto Alegre-RS.
Mais sobre a Fundação Vonpar
Atua no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e foi criado tendo como base os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU, documento assinado por representantes de 189 países em 2000 durante a Cúpula do Milênio da ONU no qual assumem um compromisso pela sustentabilidade do planeta. Das oito metas presentes na declaração, o Instituto identifica-se diretamente com três: acabar com a fome e a miséria, gerar qualidade de vida e respeitar o meio ambiente e, por último, de que todo mundo trabalhar pelo desenvolvimento.
Mais sobre a Rede Parceria Social
Modelo inédito no País, construído pelo governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, em parceria com a iniciativa privada e o Terceiro Setor, a Rede Parceria Social (RPS) chega a edição 2008/2009 com um crescimento superior a 25% em praticamente todos os seus indicadores. A segunda edição da Rede Parceria Social (RPS) será lançada na próxima segunda-feira (17 de novembro), às 19h30min, no Teatro Bourbon Country.
O evento de lançamento – aberto ao público - contará com a presença da Governadora do Estado, Yeda Crusius, do Secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS), Fernando Schüler, além de diretores e representantes das empresas privadas e ONGs envolvidas na iniciativa.
(Texto enviado por e-mail, 13/11/2008)