O Corpo de Bombeiros de Brasília realizou na manhã de quarta-feira (12/11) uma simulação de incêndio no edifício da Petrobras no Setor de Autarquias Norte, no bloco D da quadra 1. Cerca de 250 pessoas desocuparam o prédio em apenas 15 minutos. A atividade buscou avaliar a capacidade dos funcionários em enfrentar situações de emergência. O relatório com os detalhes do experimento, em andamento no 1ª Batalhão de Incêndio, será encaminhado à direção da Petrobras ainda esta semana.
Os bombeiros usaram fumaça para dar mais realismo à simulação. A situação de emergência foi iniciada em uma sala de reunião, no 6º andar do edifício. Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas ao local para ajudar a conter o princípio de incêndio. As instruções para o procedimento de desocupação haviam sido passadas aos funcionários antes da simulação.
O tenente do 1ª Batalhão de Incêndio do Corpo de Bombeiros, Lúcio Kleber Batista de Andrade, avaliou como positiva a atividade. Segundo ele, os funcionários do edifício seguiram de maneira correta os procedimentos recomendados . “A desocupação foi rápida e aconteceu de forma organizada. Em uma situação real as chances de haver feridos não existiria”, observa.
A Petrobras contou com o apoio da Polícia Militar, Defesa Civil e Detran na atividade. Do quadro de funcionários que trabalham no prédio, participaram pessoas das equipes de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Operação e Manutenção, Núcleo de Serviços, Comunicação Empresarial, além de brigadistas e vigilantes.
Uma equipe de técnicos da Petrobras foi enviada do Rio de Janeiro para acompanhar todo o procedimento. De acordo com a assessoria de imprensa, eles também deverão receber o relatório final do experimento.
(
Correio Braziliense, 13/11/2008)