Com a inauguração da estação automática de Jundiaí, entregue em 12/11, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb concluiu a instalação das 10 novas estações de monitoramento da qualidade do ar, previstas para entrar em operação em 2008. A estação, localizada no complexo esportivo conhecido por Bolão, localizado na Avenida Amadeu Ribeiro, medirá as concentrações dos poluentes ozônio - O3, óxidos de nitrogênio - Nox e material particulado - MP-10, além de umidade, temperatura e direção dos ventos.
Com a ampliação em 30% da rede de monitoramento localizada no interior do estado, o Setor de Telemetria da agência paulista passa a ter uma visão ampla das bacias aéreas saturados por poluentes e um aperfeiçoamento na análise dos processos de licenciamento ambiental de novos empreendimentos. Para Maria Lúcia Guardani, gerente do setor de telemetria, outro benefício a ser atingido com o aumento da rede é o de mapear com mais propriedade a expansão da atividade econômica no estado e seus reflexos na qualidade do ar.
“Com a avaliação dos relatórios de monitoramento, saberemos identificar como se desenvolve, por exemplo, o setor de agronegócios ou o industrial, caracterizando melhor as vocações das regiões monitoradas”, observou Lúcia, ao comemorar o aumento da rede de monitoramento, que agora passa a contar com 40 estações automáticas, sendo 23 localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, três em Cubatão e 14 no interior do Estado.
Para o presidente da Cetesb, Fernando Rei, a ampliação da rede de monitoramento no interior, traz maior conhecimento sobre o comportamento da qualidade do ar no Estado. “Precisamos continuar a descentralizar a máquina para poder abraçar melhor os desafios do futuro”, disse. Para o diretor de Controle de Poluição Ambiental, Marcelo Minelli, a entrega antecipada da décima estação no prazo de seis meses, é mérito da equipe técnica da agência e o apoio das prefeituras. A inauguração da estação de Jundiaí contou, também, com a participação da diretora de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Ana Cristina Pasini.
Nos últimos seis meses, entraram em operação as estações automáticas de Bauru, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araraquara, Ribeirão Preto, Jaú, Piracicaba, Araçatuba e, por último, Jundiaí. Para 2009, estão previstas a instalação de mais duas estações automáticas, em Jacareí e Botucatu.
(Por Renato Alonso, Ascom Cetesb, 12/11/2008)