Durante o X Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas os participantes que se inscreveram no mini-curso “Instrumentos de gestão: sistemas de informação”, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), têm a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os sistemas de informação sobre recursos hídricos. Metodologias, ferramentas, técnicas, padrões, diretrizes, recomendações e tecnologias mais adequadas para o processo de desenvolvimento e manutenção de sistemas também são tópicos amplamente discutidos no decorrer do curso. O objetivo é claro: coletar, tratar, armazenar e disseminar os dados e informações sobre recursos hídricos.
Entre os assuntos abordados em sua apresentação, o especialista em recursos hídricos da ANA, Valdevino Neto, mostra algumas tecnologias compatíveis e mais utilizadas pela Agência para disponibilização de informações sobre recursos hídricos, em tempo real.
O principal exemplo da aula fica a cargo do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (Snirh). Lançado em 13 de agosto passado, o Portal Snirh reúne, num único espaço virtual, informações atualizadas, entre elas: as séries históricas de diversos rios e dados sobre as estações instaladas e em operação em determinados mananciais. Pelo Snirh também é possível ter acesso a diversos mapas produzidos pela ANA, ao Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (Cnarh) e aos projetos de pesquisa vinculados ao Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro).
As aulas seguem até esta quinta-feira (13/11), das 8h30 às 11h30, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.
(Por Carol Braz, Ascom ANA, 12/11/2008)