Oito pessoas foram detidas e levadas para a delegacia Civil de Itaituba, município localizado no sudoeste do Pará, no último domingo (9) sob a acusação de extração ilegal de madeira. Os criminosos foram capturados por uma operação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Militar e Polícia Civil, enquanto estavam na Floresta Nacional do Trairão (PA), área cuja prática de exploração é proibida.
A operação encontrou no local três caminhões preparados para o transporte de toras de madeira, sendo que um já se encontrava carregado. Na região também foram localizados diversos pátios de estocagem com pilhas de toras aguardando transporte. Os responsáveis encontram-se presos e aguardando a polícia dar continuidade aos dispositivos legais de autuação para o crime ambiental.
Os resultados desta ação de fiscalização fazem parte da operação Rastro Negro, instituída pelo Ibama desde o dia 28 de Outubro. Recentemente a operação também atuou na destruição de 120 fornos de carvão irregulares encontrados na BR-010 em Paragominas (PA).
Durante a ação, a equipe apreendeu dois caminhões de carvão que transportavam mais de 120 metros cúbicos de produto ilegal.
(
Amazonia.org.br, 13/11/2008)