Parlamentar iniciou articulação para a construção das barragens da bacia do rio Santa Maria em 2005, junto com o deputado federal Nelson Proença. A luta, contudo, é de 1995, quando foi instalado o comitê da Bacia do Rio Santa Maria
Quatro municípios da Fronteira Oeste terão suas economias impactadas positivamente com as barragens na bacia do Rio Santa Maria. Nesta quarta-feira (12/11), foi assinada a ordem de serviço para a construção da barragem do arroio Jaguari, que beneficiará Rosário do Sul, Dom Pedrito, São Gabriel e Lavras do Sul. Com investimentos de mais de R$ 160 milhões, incluídos os da barragem Taquarembó, que será licitada em breve, a atividade agrícola e turística da região serão facilitadas e potencializadas.
Presente à solenidade, que contou com a governadora Yeda Crusius e o secretário extraordinário da Irrigação e dos Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, o deputado rosariense Berfran Rosado (PPS) destacou o trabalho do Comitê da Bacia do Rio Santa Maria e de toda a comunidade que soube se organizar. "A população da região está de parabéns, pois trabalhou, se articulou e, sobretudo, perseverou para que este dia chegasse", comemorou. O parlamentar lembrou que haverá geração de 3,2 mil empregos durante os dois anos previstos para as obras e, em operação, a estimativa é de acréscimo de oito mil novos empregos.
Além dos investimentos e geração de emprego, a irrigação é outro ponto fundamental para o desenvolvimento da região. Somente para o plantio de arroz, será possível irrigar cerca de 20 mil hectares. Para as outras culturas, como fruticultura, soja e para o plantio de florestas poderão ser utilizados outros 40 mil hectares. Desta forma, a produção de grãos, por exemplo, terá um incremento de mais de R$ 40 milhões ao ano. Berfran sublinhou, ainda, a garantia de água para o abastecimento e para a regularização da vazão do leito do rio Santa Maria.
(Por Lurdes Nascimento, Agência de Notícias AL-RS, 12/11/2008)