Especialistas americanos tentam descobrir o que os golfinhos do litoral de Nova Jersey estão ouvindo que os está deixando com medo. Os pesquisadores colocaram microfones subaquáticos em um rio na região litorânea para gravar sons que podem estar assustando os animais, impedindo-os de voltar ao mar.
Os registros serão analisados nesta semana, enquanto os cientistas continuam o monitoramento de 12 golfinhos-nariz-de-garrafa que se alimentam e brincam nos rios Shrewsbury e Navesink desde o meio do ano.
Uma questão central é se as obras na ponte da rodovia 36 estão amedrontando ou desencorajando os animais, que passaram sob o local para alcançar o rio Shrewsbury no início de junho e deveriam voltar para o mar pelo mesmo caminho, passando pela baía Sandy Hook.
Temendo a morte dos golfinhos, protetores de animais tentam há meses conduzí-los ao oceano. Eles querem evitar a tragédia ocorrida em 1993, quando quatro animais ficaram presos no rio, que ficou parcialmente congelado. Neste ano, já foi confirmada a morte de dois golfinhos do grupo.
(AP, Folha Online, 12/11/2008)