O WWF-Brasil participa até dia 14/11 do 10º Encontro do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que reúne cerca de 1.500 participantes e representantes dos 150 Comitês de Bacia atualmente instalados no território brasileiro.
O tema principal para o evento, “O Fortalecimento da Gestão Participativa das Águas – 10 anos de Articulação dos Comitês de Bacia no Brasil”, tem por objetivo destacar a importânciados Comitês de Bacias Hidrográficas dentro do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil.
Os Comitês de Bacias Hidrográficas, dentro da legislação brasileira das águas, são as unidades de planejamento e gestão dos recursos hídricos no país. Atualmente, os comitês já existem em 18 Estados da Federação e há discussões para a sua instalação nos demais Estados.
Os comitês reúnem representantes de todos os segmentos, seja o poder público, usuários ou a sociedade civil organizada, que, em discussão integrada, participativa e compartilhada, definem o futuro de suas bacias hidrográficas, buscando sempre a melhoria para a qualidade e quantidade de suas águas.
Um dos principais objetivos do encontro é possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidadedos recursos hídricos.
Para o biólogo e especialista em água doce Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil, é necessário que o fórum retome o seu papel de análise crítica dos entraves no processo de implementação sistema de gestão das águas, inclusive junto aos órgãos ligados ao setor.“Este é o papel que o fórum precisa recuperar, até mesmo na sua própria forma de atuar”, destacou Barrêto.
(WWF-Brasil, 12/11/2008)