O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) já retirou 87,5 mil toneladas de entulho do leito do Arroio Dilúvio desde outubro de 2006. O trabalho é realizado constantemente para que a água das chuvas corra melhor em direção ao Guaíba, evitando alagamentos. Com isso, 450 mil moradores do entorno são beneficiados.
A operação inclui os 12 quilômetros canalizados do arroio, pois é preciso que as equipes voltem a pontos já dragados devido à erosão e ao lixo proveniente das bocas-de-lobo. São encontrados materiais como pneus, móveis e outros utensílios, além de animais. Anualmente, cerca de 50 mil metros cúbicos de detritos são depositados no local. Para fazer a dragagem embaixo das pontes, é utilizada uma escavadeira anfíbia.
Para efetuar o trabalho, o diretor da Divisão de Conservação do DEP conta que o departamento contratou uma empresa que cuida da operação, manutenção, abastecimento, vigia, locomoção e transporte do material retirado. O valor do contrato é de aproximadamente R$ 1,4 milhão por ano, informa.
(Prefeitura de Porto Alegre, 12/11/2008)