O Ministério Público Estadual, Corsan e Fepam promovem nessa quinta-feira (13) e sexta-feira (14), em Santa Maria, o seminário "Lodo de Estação de Tratamento de Esgoto: Resíduo ou Produto?" que será realizado no auditório do MP de Santa Maria (Alameda Montevideu, 253) a partir das 8h30min.
O lodo resultado do tratamento de esgotos não é apenas um resíduo e sim um produto altamente rico em matéria orgânica e nutrientes, o qual pode ser utilizado como condicionador de solos que precisam muito dessa matéria orgânica para o desenvolvimento das plantas e aumento da produtividade.
Essas práticas já vem sendo utilizadas em diversos países da Europa e Estados Unidos, mas ainda é pouco difundido no Brasil. A partir de Santa Maria, onde a Corsan opera uma Estação de Tratamento de Esgotos desde 1984, a empresa pretende abrir um novo contexto ambiental, disponibilizando aos agricultores um novo produto, agregando matéria-prima orgânica ao solo que, utilizado de forma correta, trará grandes benefícios a nossa agricultura.
(Governo do Estado, 12/11/2008)