A União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) promove entre os dias 13 e 14 deste mês, o Encontro Regional Norte/Centro-Oeste, em Palmas (TO). Como membro e representante da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, juntamente com a deputada Chica Nunes (PSDB), o deputado Adalto de Freitas Filho (PMDB) – o Daltino- será um dos palestrantes do evento.
A comitiva mato-grossense será composta pelo governador Blairo Maggi (PR); pelo conselheiro e fundador da Unale em Mato Grosso, Humberto Bosaipo; pelo presidente da AL-MT, deputado Sérgio Ricardo (PR), e pelos deputados estaduais Wagner Ramos (PR), Roberto França (sem partido), Dilceu Dal Bosco (DEM) e Guilherme Maluf (PSDB).
De acordo com Daltinho, o encontro irá discutir temas políticos, econômicos e sociais, a fim de extrair projetos e soluções para a otimização da atuação parlamentar tanto regional quanto federal. “Através desse encontro, vamos poder analisar todas as propostas dos demais parlamentares na questão da abordagem da área da Reserva Legal, por exemplo”, explicou Daltinho.
Conforme programação elaborada pela Unale, o governador do Amazonas, Carlos Eduardo de Souza Braga, dará uma palestra sobre as Variações Climáticas. No período da tarde, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), falará sobre o MT Legal. Também será tratado o tema: Ausência de um Estado atuante na Amazônia, que passa por um processo intenso de desmatamento e degradação.
Para o vice-presidente da AL-MT, deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), o encontro vai proporcionar um momento especial diante dos convidados, principalmente porque ele pretende expor ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, um histórico geral sobre o Zoneamento Socioeconômico Ecológico que está sendo debatido no Estado.
“Esse assunto é um marco histórico para Mato Grosso e será uma oportunidade para mostrar aos demais convidados que o zoneamento deverá ser um espelho para os demais estados brasileiros”, explicou Dilceu.
A deputada Chica Nunes (PSDB) endossa a opinião de Dal Bosco e frisa ainda que vai propor aos demais participantes que o próximo encontro seja realizado em Cuiabá. “Seria uma forma de mostrar à sociedade o potencial e a beleza que Mato Grosso oferece. Nosso Estado é diferenciado dos demais”, destacou ela.
Na ocasião em que esteve visitando a Assembléia Legislativa de Mato Grosso, o presidente da Unale, deputado César Halum, argumentou que o encontro tem por finalidade debater os problemas existentes em cada região. “Com os encontros regionais, os deputados estarão mais perto dos problemas e poderão discutir as soluções de uma forma mais eficiente”, relatou Halum.
Ao final do evento, será elaborada uma carta em que constarão as observações, as condições, as conclusões e as soluções sindicadas nos debates.
(Por José Luís Laranja, Secretaria de Comunicação AL-MT, 11/11/2008)