O reaproveitamento de águas das chuvas e águas que abastecem novas edificações será o tema de debate especial promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge/RS) e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Estado (Abes/RS). O evento ocorre amanhã, às 15h, em Porto Alegre, no auditório do sindicato (avenida Erico Verissimo, 960).
A temática abordada será a lei municipal 10.506/8, que trata do reuso da água. Hoje, essa lei encontra-se em fase de regulamentação para ser viabilizada tecnicamente.
Em visita ao Correio do Povo, o presidente do Senge-RS, José Luiz Bortoli de Azambuja, e o diretor administrativo, Jorge Gomes, frisaram que o debate faz parte da discussão pública sobre o assunto. Eles adiantaram que o evento contará com representantes do Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae) – órgão que coordena a regulamentação da lei –, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RS (Sinduscon-RS) e de órgãos ambientalistas.
O Senge-RS existe há 66 anos, possui cerca de 10 mil associados e abrange todas as modalidades de engenharia. A atual gestão assumiu em junho, por um período de três anos. Conforme Azambuja, o sindicato tem uma gestão participativa focada na qualificação do profissional. Informações: (51) 3230-1600.
(CP, 12/11/2008)