Um transporte de 123 toneladas de resíduos nucleares reprocessados na França chegou esta noite ao centro de armazenamento de Gorleben, no Norte da Alemanha, depois de várias horas de atraso devido aos protestos de militantes anti-nuclear.
Os resíduos altamente radioactivos reunidos em onze contentores foram reprocessados na fábrica de La Hague, em França, e chegaram ao seu destino final pouco depois da meia-noite, hora local (22h00 em Lisboa), informou hoje a polícia.
Perturbada pela forte mobilização anti-nuclear de milhares de pessoas, a viagem durou cerca de 80 horas, contra as 58 horas do anterior trajecto, realizado há dois anos. Os contentores ficaram bloqueados durante 14 horas na fronteira franco-alemã por três militantes alemães que prenderam os seus braços num bloco de cimento escondido na linha férrea.
Milhares de activistas mobilizaram-se ao longo de todo o fim-de-semana para protestar contra este transporte e para atrasar a sua progressão. As manifestações e os bloqueios de vários troços de estrada causaram confrontos entre militantes e polícias que terão feito “vários feridos” de ambos os lados.
Este foi o décimo primeiro transporte de resíduos radioactivos vitrificados na Alemanha, reprocessados em França. Para acompanhar o percurso foram destacados 16 mil polícias em todo o território alemão, dez mil dos quais na região de Gorleben.
O ministro do Ambiente da Baixa-Saxónia, Hans-Heinrich Sander, exigiu hoje a apresentação de uma alternativa concreta ao centro de armazenamento de Gorleben, localizado na sua região. Uma possibilidade será colocar estes resíduos nas minas de sal desactivadas.
(AFP, Ecosfera, 11/11/2008)