O governador da Califórnia (oeste dos EUA), Arnold Schwarzenegger, irá se reunir, na próxima semana, com representantes de China, Brasil, Canadá, Indonésia e México, em uma cúpula em Los Angeles dedicada à luta contra o aquecimento global.
Além dos representantes estrangeiros e da Organização das Nações Unidas (ONU), Schwarzenegger também receberá quatro governadores americanos, que participarão dos debates organizados entre 18 e 19 de novembro, em um hotel de Beverly Hills, oeste de Los Angeles.
A reunião será focada, sobretudo, nas medidas a tomar para reduzir as emissões de gases poluentes e no estudo de formas de cooperação entre diferentes setores, para atingir esse objetivo em favor do planeta.
Os governadores que aceitaram o convite viajarão representando Illinois (norte), Flórida (sudeste), Wisconsin (norte) e Kansas (centro), com os quais Schwarzenegger deve assinar uma declaração final na quarta-feira à noite.
Embora o governador da Califórnia seja republicano, assim como o presidente em final de mandato, George W. Bush, o ex-ator se distanciou claramente de Washington em relação à luta pelo meio ambiente, desde que assumiu o cargo.
(AFP, 11/11/2008)