Numa promoção conjunta da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, Frente Nacional de Prefeitos, Fundação Abrinq, Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil, União Planetária e Caixa Econômica Federal, acontece até quarta-feira (12), em Brasília, a 9ª Conferência das Cidades, com o tema da sustentabilidade nas cidades brasileiras.
Participando do evento, o prefeito Sérgio Stasinski destacou a temática como a mais importante para o planejamento das cidades que pretendem crescer com a responsabilidade de oferecer qualidade de vida com responsabilidade ambiental.
Em Gravataí, lembrou o prefeito, o novo Plano Diretor e o Licenciamento Ambiental demonstram esta preocupação, pois ambos os documentos têm a premissa do crescimento sustentável da cidade. Temos uma tradição e um compromisso com a defesa do meio ambiente, ao mesmo tempo em que buscamos atrair investimentos que possam oferecer opções de crescimento e desenvolvimento, destacou.
Com a palestra O novo paradigma mundial, o professor Ignacy Sachs afirmou que o principal paradigma a ser vencido pelos modernos planejadores é a dicotomia centro urbano e zona rural que, segundo ele, precisa ser pensado como um binômio no qual estão inseridas as pessoas que, no campo ou na cidade, precisam de estrutura e qualidade de vida.
Sachas é eco-sócio-economista francês, professor honorário da escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e co-diretor do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo. Para ele, os dados da ONU que apontam que 50% da população mundial está nas zonas urbanas é falho, uma vez que considera as favelas como zonas urbanizadas. As favelas são o purgatório das cidades e não posso concordar com aqueles que acham que não ter acesso aos bens e serviços públicos é estar urbanizado só porque estas pessoas vivem nas periferias das cidades, protestou.
Nas mudanças possíveis desta distorção, apontou, estão aquelas que considera culturais, próprias de cada país. Neste sentido, citou que para os suecos, por exemplo, o uso de bicicletas é tão comum quanto o uso de carros pelos americanos. A conseqüência disso, explicou, é que a qualidade de vida na Suécia é superior a dos americanos, tanto do ponto de vista pessoal quanto nas conseqüências ambientais de ambos os hábitos.
Programação
A Conferência prossegue nesta quarta-feira com a palestra do professor da Universidade da Flórida (EUA) Dr. D. Yogi Goswami e mais dois painéis: Planos de Saneamento e Gerenciamento de Resíduos e Ordenamento Territorial Urbano.
A 9ª Conferência das Cidades acontece no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.
(Prefeitura de Gravatai, 11/11/2008)