O fomento da cana-de-açúcar nas Missões foi analisado nesta segunda-feira (10), em Santo Ângelo, pelo presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, e pelos integrantes do Conselho de Secretários de Agricultura da Associação dos Municípios das Missões. A reunião objetivou unificar esforços, ações e estratégias para implantar em Santo Ângelo uma unidade referência da cultura da cana-de-açúcar no CAF, área federal próxima ao bairro Indubrás, que está sob o gerenciamento da Cotrisa, que sediou o encontro.
Na opinião do presidente da Emater/RS, Santo Ângelo e região estão aptas ao plantio da cana, segundo o novo zoneamento agroclimático que será divulgado em breve pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "Precisamos dar o pontapé inicial com essa unidade de referência e validação das variedades que estão sendo pesquisadas pela Fepagro, dando credibilidade ao processo", acentuou. Nascimento destaca que "o Governo Federal tem muito interesse em ampliar a agroenergia. Há uma grande demanda por álcool no Estado e a região mais apropriada para atender essa demanda é a nossa. Falta apenas unirmos força e avançarmos de forma estratégica e planejada".
A reunião contou com a presença do presidente do Conselho, Pedro Pillon, do vice-presidente da Cotrisa, Amando Dalla Rosa, e do pesquisador Wilson Caetano, especialista em cana-de-açúcar pela Fepagro. Também estiverem no encontro o gerente-adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Santa Rosa, Jair Domenighi, e o coordenador estadual de Agroenergia da Instituição, Alencar Rugeri, além de técnicos da Cotrisa.
(Governo do Estado, 11/11/2008)