O descontentamento com a situação da orla do Guaíba motivou a criação de uma ONG na Capital. O Movimento em Prol do Desenvolvimento Sustentável de Porto Alegre reúne estudantes e profissionais e faz contraponto a outras entidades em discussões polêmicas, como as do projeto Pontal do Estaleiro.
A idéia é resgatar a identidade da cidade, sem deixar de lado o desenvolvimento. Um dos coordenadores, Gerson Ibias, afirmou que, embora o foco seja a revitalização da orla, o movimento está atento a problemas como a falta de preservação de áreas públicas e de infra-estrutura e a violência que impede a população de usufruir espaços ao ar livre.
O grupo acredita que o Pontal devolverá a área reurbanizada aos porto-alegrenses. Para o movimento, o esboço de projeto demonstra a busca de um desenvolvimento planejado. 'A orla deve condizer com a importância política, social e econômica da cidade. Não adianta ser um espaço público, ele precisa ser público, qualificado, interessante e seguro', diz o manifesto.
(CP, 11/11/2008)