Um trem com resíduos radioativos, procedentes da França e com destino à Alemanha, chegou nesta segunda-feira (10/11) a Dannenberg, com mais de 14 horas de atraso pelas manifestações antinucleares que marcaram a viagem do material.
O comboio, com 11 contêineres de dejetos altamente radioativos, entrou na estação de Dannenberg-Leste 14 horas e 23 minutos depois do previsto, segundo a polícia Lunebourg.
Quase 1.000 manifestantes estavam no local a partir de onde os recipientes deveriam seguir viagem em caminhões até o destino final, a central de armazenamento de Gorleben, a 20 km de Dannenberg.
Durante o fim de semana, milhares de militantes antinucleares se mobilizaram para protestar contra o comboio e tentar impedir a passagem do mesmo. Os manifestantes construíram barricadas sobre as vias, atearam fogo e entraram em confronto com a polícia, o que deixou vários feridos dos dois lados.
O trem partiu na sexta-feira (7) da cidade francesa de Valognes com 123 toneladas de resíduos nucleares alemães reprocessados na França. No sábado permaneceu bloqueado por mais de 12 horas na fronteira franco-alemã por três ecologistas alemães, que prenderam os braços em um bloco de cimento sob os trilhos.
Depois que a polícia liberou a ferrovia, o comboio seguiu viagem. Os demais protestos dos manifestantes não conseguiram interromper o percurso.
A maior mobilização aconteceu em Gorleben, cidade de apenas 680 habitantes, ao lado do centro de armazenamento de resíduos radioativos. Uma manifestação pacífica reuniu no sábado mais 14.000 pessoas, segundo a polícia.
(Yahoo!, AmbienteBrasil, 11/11/2008)