Seqüestro de Carbono Perspectivas e Soluções é tema de seminário promovido pelo Goethe Instituto/Porto Alegre, PUCRS e Associação dos Ex-bolsistas da Alemanha até hoje (11). O local é o auditório do Instituto Goethe na Rua 24 de outubro, em Porto Alegre. A Sema estará participando por meio do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC).
Dentro da programação, na sexta-feira (7) ocorreu uma palestra com o Diretor do Instituto de Meio Ambiente da Universidade de Augsburg/Alemanha, Jens Soentgen. A temática foi Do sopro profético de Apolo ao aniquilador do clima: a história do CO2.
A abertura do seminário será às 19h de hoje, seguida das palestras sobre o meio ambiente enquanto história humana e mudança global e epistemologia ambiental, respectivamente com Hans Georg Flickinger/ Kassel PUCRS e Geraldo Mario Rohde. Na seqüência, haverá debates com Marcelo Pelizzoli da Universidade Federal de Pernambuco e Betina Blochtein da PUCRS.
Hoje (11), para as 10h está prevista uma visita ao Centro de Excelência em Pesquisa sobre Armazenamento de Carbono da PUCRS. Às 14h, João Marcelo Ketzer /PUCRS abordará o tema O que é seqüestro de carbono? Perspectivas e soluções, seguido de José Wagner Kaehler/UNIDO sobre eficiência energética e de Eduardo Baltar/Enerbio falando sobre o que é e como funciona o mercado de créditos de carbono. Ainda haverá a participação de Jefferson Cardia Simões/UFRGS com o panorama das mudanças climáticas no RS, Ana Maria Cruzat e Flávio Wiegand para falar sobre os paradigmas em debate e o papel do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, além de Orci Paulino Bretanha Teixeira/PUCRS com os aspectos jurídicos do direito ambiental. Também serão mostradas as experiências da BIOEN e da CERTEL, com a participação de Duarte Rattova e Ricardo Jasper.
Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas pelos fones 51.3346.1430 e 2118.7800
(Sema, 11/11/2008)