Mais de 50 técnicos da prefeitura participaram na manhã de segunda (10), da abertura do seminário Construindo a Convergência entre Vigilância em Saúde Ambiental e Licenciamento Ambiental, no Ritter Hotel, Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55.
O prefeito em exercício e secretário municipal da Saúde, Eliseu Santos, e o secretário municipal do Meio Ambiente, Miguel Wedy, deram as boas-vindas aos participantes do evento, promovido pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) e pela Vigilância em Saúde Ambiental, com apoio das secretarias municipais do Meio Ambiente (Smam) e da Saúde (SMS).
O principal patrimônio da prefeitura são seus técnicos. É preciso investir em sua qualificação, como neste espaço. A convergência entre saúde e meio ambiente é o modo de pensar globalmente do poder municipal, destacou Eliseu.
Participam do encontro o diretor da Divisão de Licenciamento e Avaliação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Volney Zanardi, o assessor especial do Ministro da Saúde, Guilherme Franco Netto, o consultor ambiental e ex-secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone e a doutora da Universidade Federal do Ceará, Raquel Rigotto.
O seminário estende-se até amanhã, 11, com carga horária de 16 horas e visa desenvolver o conhecimento sobre o licenciamento ambiental e a vigilância em saúde ambiental, propiciando o aprofundamento de temas como área de atuação, legislação e instrumentos de avaliação, a partir do compartilhamento de experiências.
Todo o material distribuído no evento, como canetas, blocos, crachás de identificação e sacolas, é reaproveitado de eventos anteriores.
(Prefeitura de Porto Alegre, 10/11/2008)