O adolescente José Lúcio da Silva Santos, 13 anos, da E.E. Lino Vieira Ruivo, de Ibiúna (SP), participou do Parlamento Jovem da Assembléia Legislativa de São Paulo (AL-SP), na semana passada.
Para ele, a preocupação ambiental vem de casa. Filho de técnico ambiental, desde cedo ele aprendeu sobre a relevância do tema. Integrante do Partido da Educação, a segunda maior bancada no Parlamento Jovem deste ano, ele apresentou o PL 30/2008, que obriga o ensino de educação ambiental, a partir do sexto ano do ensino fundamental, nas escolas públicas do Estado.
Morador de uma cidade localizada totalmente em Área de Preservação Ambiental, onde uma das únicas atividades econômicas permitidas é o turismo, José Lúcio pensa no futuro em trabalhar no setor, que sabe ser um dos que apresenta maior índice de empregabilidade. E, se implementado o seu PL, ele não descarta ser um dos professores de biologia ou de educação ambiental que mostrarão aos jovens a importância das práticas de preservação ambiental e da reciclagem.
(AL-SP, 10/11/2008)