O presidente da Associação de Criadores Bovinos Franqueiros do Rio Grande do Sul, Sebastião Fonseca de Oliveira, esteve reunido esta semana com o Coordenador da Frenteagro da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Jerônimo Goergen (PP). Em visita ao parlamento gaúcho, Sebastião Fonseca esteve pedindo apoio para que o governo possa incluir em seu orçamento de 2009, recursos que possam garantir a sobrevivência do animal que representa o sustento de centenas de famílias gaúchas.
Além disso, o presidente da entidade pede que possa ser criado um projeto que garanta recursos na ordem de R$ 50 mil para que a Fepagro possa garantir ao tratamento do gado Franqueiro. O objetivo é a construção de um galpão para tratamento dos animais.
Sebastião, criador de 80 cabeças de gado franqueiro, diz que a Fepagro não possui recursos suficientes para o cuidado dos animais em pesquisa genética e pede sensibilidade ao governo: “Temos este animal como um arquivo histórico. O Rio Grande é o Rio Grande em função deste animal. Este tipo de gado não precisa de vacina em função de sua qualidade, mas sim de cuidados para que sua raça não seja extinta. Queremos o reconhecimento do animal como raça história do Estado”.
O deputado estadual Jerônimo Goergen ressalta a importância do pleito para a agropecuária do Estado. “É uma raça de vasta história no RS e de qualidade genética. O esforço é muito grande da entidade para manter os poucos exemplares que existem e aquilo que for de meu alcance estarei colaborando”, disse Jerônimo.
(Por Alexandre Farina, Agência de Notícias AL-RS, 07/11/2008)