Decreto presidencial publicado nesta semana torna a área de interesse social
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) comprou quase a metade da Fazenda Southall, em São Gabriel, na Fronteira Oeste. O decreto presidencial tornando a área de interesse social foi publicado nesta semana no Diário Oficial da União. O instituto está adquirindo 5.028 hectares da Estância do Céu. É quase a metade do complexo da Southall, que possui cerca de 13 mil hectares.
A transformação da área em assentamento é uma antiga reivindicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O negócio envolve R$ 31,68 milhões. A Estância do Céu receberá 330 famílias, que devem ser transferidas para o local até o fim do ano. Falta apenas a formalização da compra.
O proprietário da fazenda, Alfredo Southall, não quis dar detalhes sobre a negociação. Disse não temer novas invasões, mesmo com o MST ao lado do restante das terras dele. A aquisição em São Gabriel é a maior já realizada no Estado desde o início do governo Lula.
A decisão de Southall de negociar a área revoltou produtores rurais da Fronteira Oeste. O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, explicou que os trens que levam a produção do Noroeste para o Porto de Rio Grande passam por dentro dessa área vendida. Uma barragem que irriga diversas lavouras de arroz e evita a falta de água no município também fica dentro da estância. Teixeira teme atos de vandalismo no futuro.
Até as 16h, a reportagem tentou contato com algum representante do MST, mas não obteve retorno.
Assentamentos
O Incra pretede assentar 572 famílias no Estado até o final deste ano. As famílias serão realocadas em seis fazendas, que já foram negociadas pelo instituto. Elas ficam em São Francisco de Assis, Alegrete e Santa Margarida do Sul, além de São Gabriel.
(RÁDIO GAÚCHA, Zero Hora, 07/11/2008)