O presidente da Subcomissão Permanente de Biocombustíveis do Senado, João Tenório (PSDB-AL) vai coordenar, no próximo dia 19, em São Paulo, uma mesa-redonda sobre os Parlamentos e os Biocombustíveis, destinada a discutir a legislação que regula esse setor no Brasil e no resto do mundo. O encontro vai reunir representantes de quatro continentes e integra a Conferência Internacional de Biocombustíveis, organizada pelo governo federal.
A iniciativa da mesa-redonda partiu do Senado e tem como objetivo identificar os pontos de conflito e de aproximação entre as diversas legislações sobre biocombustíveis já aprovadas no mundo. O passo seguinte é traçar propostas em comum para fomentar a produção de bioenergia e dinamizar o mercado internacional.
De acordo com o parlamentar, sendo uma fonte de energia limpa e renovável, os biocombustíveis vêm ganhando um papel cada vez mais estratégico no cenário energético mundial. Mesmo assim, diz ele, a produção e a distribuição da bioenergia ainda enfrentam enormes desafios, como desinformação, ausência de padronização, baixos incentivos governamentais e excesso de barreiras comerciais.
Para superar tais desafios, João Tenório considera fundamental uma discussão ampla sobre a legislação que regula o setor, daí por que aposta no êxito da mesa-redonda que coordenará para debater esse assunto. O encontro será às 18h30 do dia 19, no Hotel Grand Hyatt São Paulo.
(Por Teresa Cardoso, Agência Senado, 06/11/2008)