A comissão temporária do Senado que avalia as obras de transposição e revitalização do Rio São Francisco realizará uma audiência pública, em data a ser confirmada, para ouvir os presidentes dos comitês estaduais de defesa da transposição e os deputados estaduais que acompanham essas obras. O requerimento para essa reunião foi apresentado pelo presidente da comissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), e foi aprovado nesta quinta-feira (06/11).
Ao apoiar o requerimento, a relatora da comissão, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), declarou que é necessário "estar em sintonia com os comitês de defesa que acompanham as obras". Além disso, foi dela a sugestão de convidar para a audiência deputados estaduais envolvidos com o tema.
Também foi aprovado nesta quinta-feira outro requerimento de Cícero Lucena, desta vez para que os membros da comissão façam uma viagem "de reconhecimento e inspeção" aos locais onde estão sendo realizadas obras de transposição e revitalização do Rio São Francisco. O senador afirma, no texto da solicitação, que o objetivo é verificar o andamento das obras e o cumprimento de cronogramas. Os locais, as datas e os horários das visitas ainda serão definidos.
Essa foi a terceira reunião da comissão, instalada em 27 de agosto passado. Na segunda reunião, ocorrida em 9 de setembro, o colegiado realizou uma audiência pública para discutir a transposição e a revitalização com o secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Luiz Antonio Souza da Eira, e o secretário de Infra-Estrutura Hídrica desse mesmo ministério, João Reis Santana Filho.
Clique aqui para acessar a página da comissão temporária:
(Por Ricardo Koiti Koshimizu, Agência Senado, 06/11/2008)