A Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) está realizando um levantamento para a elaboração de um mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil. O projeto foi elaborado pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e está sendo executado pela Fiocruz, com o apoio do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.
O objetivo do formulário é recolher denúncias variadas, envolvendo injustiças ambientais e riscos para a saúde, se possível antes mesmo que o problema se torne uma ameaça real para as populações envolvidas.
Além de disponibilizar essa informação para o Ministério e para as pessoas que têm o dever institucional de evitar que o problema se agrave, a RBJA vai socializar a questão entre as entidades da sociedade civil, possibilitando o monitoramento e a cobrança das ações governamentais a respeito.
Os dados serão também utilizados para a organização das conferências locais e para a preparação da Conferência Nacional de Saúde e Meio Ambiente, prevista para outubro
de 2009.
Acesse o formulário "Denúncias sobre injustiça ambiental e saúde no Brasil", pelo link:
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=2220
Para mais informações, visite o sítio www.justicaambiental.org.br ou escreva para rbja@fase.org.br
(
Adital, 07/11/2008)