Moradores de uma comunidade da Zona Oeste de São Paulo, participantes do Projeto Fábrica Verde, vão comercializar várias espécies de mudas para forração, plantas ornamentais como Lírio-da-paz, Pau-brasil, entre outras, todas produzidas, desde a semente, pelos integrantes do grupo. As mudas estarão expostas à venda para o público que visitar a Feira Artesanal do Conjunto Residencial da USP (Crusp), nesta sexta (07/11), das 9 às 15h.
As mudas das diversas plantas serão comercializadas a partir de R$ 1,00. O lucro arrecadado por cada grupo será dividido entre a equipe. Os valores das mudas são agregados de acordo com a dificuldade ou não, de serem encontradas e cuidadas. Na feira, quem comprar uma muda poderá preencher um cupom e participar de sorteios de brindes.
O Projeto Fábrica Verde reúne cerca de 30 alunos capacitados no curso de jardinagem pela Secretaria Municipal do Trabalho, em parceria com a USP, por meio da Prefeitura do Campus da Capital (PCO). Os beneficiados estarão divididos em cinco grupos. Na ocasião, toda a ação na feira servirá como parte de uma aula na continuidade da capacitação com treinamentos em atendimento ao cliente, marketing, desenvolvimento da comunicação, empreendedorismo, gestão e pequenos negócios. Esta é a segunda fase do curso.
A PCO cede o espaço onde é realizada toda a produção da matéria-prima, aulas teóricas e práticas. Já a Secretaria, gestora de todo o processo, é responsável pelo desenvolvimento e elaboração do projeto por meio da Coordenadoria do Empreendedorismo.
Com informaçoes da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal do Trabalho
Endereço: Av. Prof. Mello Moraes, 1235, Cidade Universitária, São Paulo
Contato: (11) 3224-6055 / 3224-6054 / 3224-6047
(Agência USP, 06/11/2008)