A prefeitura, através da Universidade Corporativa do Dmae (Unidmae) promoveu ontem (06), no Hotel Embaixador, o Seminário sobre projetos, equipamentos e aplicações práticas de reúso de água em Porto Alegre. O encontro foi direcionado ao grupo de trabalho responsável pelas ações relativas à regulamentação da lei 10.506 de 05/08/2008 e representantes de entidades de classe ligadas à área de saneamento. O grupo é formado por titulares dos Departamentos de Água e Esgotos (Dmae), Esgotos Pluviais (Dep), Secretarias de Meio Ambiente (Smam), Obras e Viação (Smov), e Planejamento (SPM), sob a coordenação do Dmae.
Durante a manhã, a engenheira e professora da Unicamp Marina Sangoi de Oliveira Ilha, doutoura em engenharia de Construção Civil e Urbana, falou sobre Conservação de Água em Edifícios. Para a professora, ao reutilizar a água, é importante atentar para a responsabilidade quanto à qualidade. "Deve haver um sistema de gestão para monitorar a qualidade e impedir que apareçam problemas de saúde pública" explica.
No início da tarde, o engenheiro Paulo Garcia, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) palestrou sobre a Utilização da água da chuva - Cenário Real. Ele entende que "o uso de fontes alternativas de água é bom quando se tem gestão da operação, área de captação e custo adequados para que o projeto seja viável".
A última apresentação ficou por conta do administrador João Carlos Farias, da Docol Metais Sanitários, que falou sobre Tecnologias para o Consumo Racional da Água em Edificações. João Carlos acredita que a informação é muito importante. "O caminho que o Dmae está seguindo está certíssimo porque é na regulamentação que vai se acertar isso".
O seminário anterior sobre o Reúso da água no município de Porto Alegre, realizado no Hotel Plaza São Rafael, dia 30, contou com a apresentação do Professor Dr. Ivanildo Hespanhol, presidente do Centro Internacional de Referência em Reuso da Água (CIRRA).
(Prefeitura de Porto Alegre, 06/11/2008)