Já está disponível no site da Fepam o trabalho coordenado pelo geólogo Carlos Antônio Carlos Grazia, da Companhia de Recursos Mineiras (CPRM) e da geóloga da Fepam, Maria Heloísa D. Pestana. O estudo foi entregue no dia 30 de outubro ao secretário do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires.
Intitulado "Mercúrio Antrópico e Outros Elementos em Drenagens Associadas às Minerações Auríferas de Lavras do Sul", o trabalho analisou 51 elementos, porém enfatizou a interpretação dos resultados de 22 deles com interesse ambiental e metalogenético. Os resultados de outros 29 elementos analisados em solos, sedimentos de corrente e salbanda argilosa e de água superficial estão arquivados e disponíveis para consulta na Biblioteca da CPRM.
A realização do projeto foi possibilitada através de Convênio de Cooperação Técnica entre a Fepam e CPRM, vinculado ao Programa Nacional de Geoquímica Ambiental e Geologia Médica (PGAGEM).
Este programa, coordenado pelo Departamento de Gestão Territorial (DEGET), tem por finalidade obter, tratar e difundir os resultados das investigações efetuadas no campo da geoquímica ambiental e repassar estes para os órgãos responsáveis pela saúde pública e ambiental.
O relatório final do projeto engloba também resultados publicados em quatro trabalhos anteriores nos anos de 2005 e 2006, sendo três em Congressos e um capítulo do livro Geologia Médica no Brasil.
O trabalho pode ser acessado em www.fepam.rs.gov.br, Biblioteca Digital, Relatórios Técnicos e Mercúrio Antrópico e Outros Elementos em Drenagens Associadas às Minerações Auríferas de Lavras do Sul.
(Sema, 06/11/2008)