O senador João Pedro (PT-AM) relatou nesta quarta-feira (05/11) visita ao Comando Militar da Amazônia, em Manaus, à 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé, ao 8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Tabatinga, e ao 3º Pelotão Especial de Fronteira, na localidade de Vila Bittencourt, no município de Japurá, na fronteira entre Colômbia e Brasil.
A viagem da comitiva de parlamentares, da qual participou João Pedro, foi coordenada pela Assessoria Parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército e teve o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
- É muito importante que o Congresso Nacional conheça a presença das Forças Armadas na Amazônia, com 25 mil homens. Não há problemas entre os índios e o Exército ou entre o caboclo e a Marinha. Os nossos inimigos são outros. Não é mais a terra que está em jogo na Amazônia, mas a biodiversidade, os minérios e o petróleo - afirmou.
Na avaliação de João Pedro, é preciso respeitar as opiniões, a competência e o papel de cada instituição, assim como também é importante que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, tenha um olhar especial para a Amazônia, com a presença das três Armas. João Pedro disse que essa foi uma viagem importante, pois somente visitando a instituição e discutindo com seus membros é possível ter noção das suas dificuldades e limitações. Ele ainda defendeu mais recursos para os militares que atuam naquela região e prometeu destinar emendas ao orçamento nesse sentido.
(Agência Senado, 05/11/2008)