O II Simpósio Amazônia: O Desafio do Modelo de Desenvolvimento está sendo realizado durante os dias de ontem (5) e hoje (6), em Brasília. Na abertura do evento, estiveram presentes parlamentares, governadores de estado, ministros, pesquisadores, acadêmicos e estudiosos da região. Essa edição dá seqüência ao I Simpósio Amazônia, realizado em 2007, pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.
A edição deste ano busca discutir o modelo de desenvolvimento para a Amazônia, que se configura como uma questão central diante do aquecimento global e dos debates travados internacionalmente e no Brasil acerca do uso dos recursos naturais e sua repercussão para o futuro da humanidade e das populações regionais.
A programação é constituída por cinco mesas temáticas e duas mesas executivas. No final do encontro, será elaborado um documento com indicadores de ações concretas setoriais e intersetoriais de políticas públicas e diretrizes para a consolidação de modelos adequados de desenvolvimento para a Amazônia.
Entre os assuntos que compõem as mesas temáticas, estão: modelo de transportes; modelo de ciência e tecnologia; modelo de saúde na Amazônia; modelo de gestão ambiental e modelo de produção e financiamento. As mesas executivas coordenarão e sistematizarão na abertura e no fechamento do Simpósio as discussões das mesas temáticas em torno do Modelo de Desenvolvimento desenhado consensualmente no evento.
Com a realização do Simpósio, a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados pretende contribuir para a consolidação de um Modelo de Desenvolvimento adequado à macro-realidade e às especificidades microrregionais amazônicas.
O evento pode ser acompanhado ao vivo com transmissão pela internet por meio dos sites: www.amazonsat.com.br e www.simposiodaamazonia.com.br.
(
Adital, 05/11/2008)