Começa por Lages, hoje, a série de sete audiências públicas para discutir a implantação do Código Estadual do Meio Ambiente. A promoção tem por finalidade dar maior visibilidade à proposta encaminhada pelo Estado à Assembléia Legislativa antes de ela ir a plenário para votação.
O Código do Meio Ambiente já é motivo de debate em vários áreas da sociedade, principalmente entre organizações que representam o setor produtivo, com destaque para a agropecuária. Isso porque, se aprovado, o projeto de lei 238/08 vai, entre outras coisas, definir limites das áreas de proteção ambiental em Santa Catarina. Com isso, essas atividades seriam inviabilizadas em algumas regiões.
Em outubro, sentaram à mesa para discutir com deputados de várias comissões, representantes da Federação da Agricultura (Faesc), Organização das Cooperativas (Ocesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina(Fiesc).
No encontro, um dos pontos de maior debate é o fato de o documento seguir as normas federais, o que, para muitos participantes, tornaria desnecessária uma lei estadual.
(
Diário Catarinense, 05/11/2008)