Foi aprovado, por unanimidade, o projeto de lei 124/2007 de autoria do deputado Miki Breier (PSB), que declara a Cascata do Chuvisqueiro, localizada no município de Riozinho, como integrante do patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto tramitava no Legislativo desde o dia 11/04/2007. A votação aconteceu na sessão plenária desta terça-feira (04/11).
Satisfeito com a aprovação da proposta, o deputado Miki ressaltou que o município, situado no Vale do Paranhana, possui áreas de preservação das reservas de biosfera da Mata Atlântica, declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. “A cascata do Chuvisqueiro é considerada o maior atrativo turístico de Riozinho e apresenta uma queda d’água de 70 metros, com área propícia para banhos, porém com um certo grau de periculosidade”, ressaltou.
Localizada em Chuviesqueiro, a 16 km do centro da cidade, a Cascata tem acesso pela RS 239, Estrada Riozinho/Rolante e recebe visitação diária. O local possui bar, mini-mercado, espaço para camping, churrasqueiras, energia elétrica, chuveiros, trilhas e praticas de canyoning e rappel. O parlamentar socialista apontou, ainda, as qualidades próprias do lugar para o ecoturismo e para o fortalecimento da consciência ambiental, através de programas educacionais que estimulem o respeito ao meio ambiente e incentivem os cidadãos à prática da convivência sadia entre a natureza e a humanidade.
Com a aprovação da Assembléia Legislativa, o Projeto vai para o Executivo onde tem 15 dias úteis para ser sancionado.
(Por Lilian Martins, Agência de Notícias AL-RS, 04/11/2008)