Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) revelam que a área cultivada com cana-de-açúcar no Mato Grosso cresceu 217.762 hectares, na safra de 2007/08 para 231.060 hectares em 2008/09, uma variação de 6,1%. Os dados se referem à área disponível para colheita de cana.
A produção é destinada à indústria sucroalcooleira, para a produção de aguardente, forragem, entre outros. Devido a fatores como chuvas e disponibilidade de equipamentos de colheita e transporte, parte da cana-de-açúcar pode não ser processada nesta safra.
Os dados são do projeto Canasat, baseados em imagens de satélites. Foram pesquisadas as safras dos estados de São Paulo, maior produtor de cana do país, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao todo foram cultivados 917,9 mil hectares a mais do que na safra anterior, o que corresponde a um aumento de 15,7%. A área total foi estimada em 6,53 milhões de hectares.
A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única) e o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) participam do monitoramento, que é realizado desde 2003 com técnicas de sensoriamento remoto e geoprocesssamento.
(
Amazonia.org.br, 05/11/2008)