O príncipe Charles vem defendendo a criação de uma agência internacional que emita obrigações ambientais, de longo prazo, a fim de se conseguir financiamento de emergência para a proteção de florestas tropicais.
Em visita à Indonésia, o príncipe britânico disse que o fundo poderia ser usado para reduzir a dependência que países possuem em indústrias como as que produzem óleo de dendê, que são uma das que mais destroem as florestas.
"Consumidores, que vivem em países de economia desenvolvida, poderiam comprar títulos de países em desenvolvimento por usarem as florestas. Isso da mesma forma que pagamos por nossas águas, gás e energia elétrica", disse ele.
Charles disse que os títulos ambientais poderiam ser um instrumento de captação de fundos de emergência. Segundo ele, o bônus de quem comprar esses títulos será garantido pelos países desenvolvidos para torná-los atraentes para os investidores.
"Já há alguns compradores interessados", disse ele, que trabalhou com o P8, um grupo de pensão de dez líderes mundiais. "Sei que há uma procura por qualidade, investimentos de longo prazo que poderiam ajudar a combater as mudanças climáticas", revelou.
(
Amazonia.org.br, 05/11/2008)